Fichas de disciplinas
Publicado: 12/12/2025 - 11:05
Última modificação: 23/12/2025 - 17:59
As fichas de disciplinas do currículo seguem padrão estabelecido pela UFU e contêm dados como Unidade Acadêmica responsável, carga horária, objetivos, ementa, bibliografia e descrição do programa. Apresenta-se na sequência as fichas organizadas por período letivo.
Disciplinas Obrigatórias
1º período
Fundamentos de Inteligência Artificial
Matemática para Ciência da Computação
Enade – Ingressante *
2º período
Atividades Curriculares de Extensão: Informática e Sociedade **
Cálculo Diferencial e Integral I
Metodologia Científica em Computação e Informática
3º período
Arquitetura e Organização de Computadores
Cálculo Diferencial e Integral II
Programação Orientada a Objetos
4º período
Aprendizado de Máquina Supervisionado
Atividades Curriculares de Extensão: Popularização de Ciência e Tecnologia **
Optativa I *****
5º período
Aprendizado de Máquina Não Supervisionado
Inteligência Artificial Simbólica
6º período
Atividades Curriculares de Extensão: Transformação Digital na Sociedade **
Optativa II *****
Processamento de Línguas Naturais
7º período
Atividades Curriculares de Extensão: Inovação e Tecnologia **
IA Generativa e Modelos de Linguagem
Optativa III *****
Optativa IV *****
Projeto de Graduação ***
8º período
Optativa V *****
Optativa VI *****
Enade - Concluinte *
Atividades Acadêmicas Complementares
As atividades Acadêmicas Complementares serão desenvolvidas ao longo do Curso, devendo ser realizadas no mínimo 300 horas.
Disciplinas Optativas
O(A) estudante deverá integralizar, no mínimo, 360 horas em disciplinas optativas.
Aprendizagem de Máquina para Séries Temporais
Aprendizagem de Máquina Quântica
Gerenciamento de Bancos de Dados
Gestão da Qualidade de Software
Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Inovação e Gestão do Conhecimento
Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios
Língua Brasileira de Sinais – Libras I
Língua Brasileira de Sinais – Libras II
Linguagens Formais e Autômatos
Modelagem de Processos de Negócios
Modelagem e Simulação
Multimidia
Recuperação da Informação
Pesquisa Operacional
Princípios e Padrões de Projetos
Processamento Digital de Imagens
Processo de Desenvolvimento de Software
Programação Funcional
Programação Lógica
Programação para Dispositivos Móveis
Programação para Internet
Programação Paralela e Distribuída
Projeto de Redes de Computadores
Resolução de Problemas
Sistemas de Tempo Real
Sistemas Distribuídos
Teoria da Computação
Teoria dos Grafos
Tópicos de Informática na Educação
Tópicos de Tecnologias da Internet
Tópicos Especiais de Banco de Dados
Tópicos Especiais de Comércio Eletrônico
Tópicos Especiais em Computação Inspirada na Natureza
Tópicos Especiais em Startups e Negócios Digitais
Tópicos Especiais de Engenharia de Software
Tópicos Especiais de Inteligência Artificial
Tópicos Especiais de Programação Orientada a Objetos
Tópicos Especiais de Programação para Internet
Tópicos Especiais de Projeto de Software
Tópicos Especiais de Redes de Computadores
Tópicos Especiais de Segurança da Informação
Tópicos Especiais em Aprendizado de Máquina
Tópicos Especiais em Inteligência Artificial Aplicada a Ciência
Tópicos Especiais em Inteligência Artificial Generativa
Tópicos Especiais em Processamento de Línguas Naturais
Tópicos Especiais em Redes Neurais Artificiais e Aprendizado Profundo
Tópicos Especiais em Robótica e Sistemas Autônomos
Tópicos Especiais em Visão Computacional
Visualização de Dados
Observações:
* O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade é componente curricular obrigatório, conforme Lei nº 10861, de 14 de abril de 2004 - Sinaes.
** O(A) estudante deverá integralizar, no mínimo, 320 horas em Atividades Curriculares de Extensão.
*** Para cursar Projeto de Graduação, o(a) estudante deverá integralizar, no mínimo, 1800 horas em componentes curriculares.
**** As atividades Acadêmicas Complementares serão desenvolvidas ao longo do Curso.
***** O(A) estudante deverá integralizar, no mínimo, 360 horas em disciplinas optativas.