Acontece

Solução desenvolvida para detecção de metanol em bebidas destiladas é destaque na mídia

Tecnologia com luz e IA detecta metanol em bebidas com 100% de precisão
por Sistemas de Informação - Monte Carmelo
Publicado: 03/11/2025 - 11:12
Última modificação: 03/11/2025 - 11:17

A FACOM foi destaque na mídia nas últimas semanas, com várias reportagens na Globo, Record e outras grandes emissoras, destacando o desenvolvimento de uma solução inovadora baseada em Inteligência Artificial (IA) para a detecção de metanol em bebidas destiladas, e o consequente depósito de pedido de patente no INPI. A própria postagem sobre o assunto no instagram da UFU conta com quase 15 mil curtidas.

A solução desenvolvida se caracteriza por ser sustentável, dispensar o uso de reagentes, ser de fácil uso, rápida e de altíssima acurácia. Todo o processo de análise leva menos de dois minutos, e os resultados experimentais apontam a detecção da presença do metanol em 100% dos casos, mesmo com concentrações baixíssimas (< 1%).

O desenvolvimento das soluções de IA é liderado pelo Dr. Murillo Guimarães Carneiro, professor da FACOM e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCO/UFU), e conta com a participação de Paulo Diêgo da Silva Souza, aluno de doutorado do PPGCO/UFU.

Vale ressaltar que o projeto é uma colaboração entre algumas unidades da UFU, com destaque também para a coleta de dados via equipamento de luz infravermelho, liderada pelo Dr. Robinson Sabino-Silva, professor do ICBIM/UFU, com a participação de Faryal Khan, aluna de doutorado do PPGIPA.

Conheça mais sobre o projeto:

Entrevista ao vivo MGTV-1a edição

Post Instagram

Reportagem Globo (exibida no Hora 1 – programação nacional) 

Reportagem TV Paranaíba