Acontece

XII Maratona Mineira de Programação da SBC

por Sistemas de Informação - Monte Carmelo
Publicado: 06/06/2025 - 17:06
Última modificação: 06/06/2025 - 17:59

A Maratona Mineira de Programação da SBC é uma competição promovida pela Sociedade Brasileira de Computação que reúne estudantes de todo o estado de Minas Gerais. Estudantes da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistaram medalhas de ouro e bronze na XII edição da Maratona Mineira de Programação da SBC, realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2025, na cidade de Ubá. A competição foi sediada no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), e contou com a presença dos 180 melhores programadores universitários das instituições de ensino superior de todo estado.

Das 5 medalhas de ouro distribuídas para todo estado de Minas Gerais, a FACOM-UFU conquistou 3! Um resultado extraordinário! Especialmente ao considerar a dimensão do estado de MG. A FACOM-UFU foi representada por 3 times, sendo estes “Inimigos do Tata”, formado pelos estudantes Carlos Cabral de Menezes Filho, Guilherme Cabral de Menezes e Victor Sisterolli Neto; “Amigos do Tata”, formado pelos estudantes Felipe Fernandes Teixeira, Leandro Elias Fontes Carrijo e Luís Augusto Queiroz e as “Tatazinhas”, formado pelas alunas Isabela Cunha Silva, Kamily Cristina de Oliveira Gomes e Maria Rita Vieira Souza. As Tatazinhas também fizeram história ao se tornarem o primeiro time 100% feminino da história da competição a ser medalhista no ranking geral, além de serem as campeãs estaduais, sendo este um título inédito para toda a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

No ranking Café com Leite (CCL) a UFU foi representada por outras três equipes, “Amigos dos amigos do Tata” (Flávio Luciano da Silva Santos Filho e Leandro Silva Pina De Campos) , “Tata com Leite” (Gabriel Pacheco Silva, Luis Felipe Eik Borges e Marcelo Henrique Viana Santos) e “Inimigos dos inimigos do Tata” (Erick da Silva Marques, Pedro Henrique Nunes de Barros Camargo e Rhuan Leonardo Baffero Marques). Caso estivessem competindo, a equipe “Amigos dos amigos do Tata” teria conquistado medalha de prata e a equipe “Tata com Leite” teria conquistado medalha de bronze.

A UFU mantém forte tradição na Maratona Mineira de Programação da SBC, participando ativamente desde 2012, na primeira edição do evento. Com essa conquista, a UFU soma doze anos consecutivos entre as medalhistas da competição, evidenciando a qualidade de ensino e o incentivo à qualificação técnica e científica dos estudantes da área de computação. A conquista reflete o fortalecimento do projeto da universidade voltado ao treinamento competitivo em programação.

Ao longo do processo de preparação, os times recebem constante apoio dos docentes João Henrique de Souza Pereira, Giullia Rodrigues de Menezes, Luiz Cláudio Theodoro, Rafael Dias Araújo e Felipe Alves da Louza. A participação das equipes só foi possível devido ao apoio da Faculdade de Computação (FACOM) e seu diretor Rodrigo Sanches Miani, e apoio da empresa de Inteligência Artificial Neospace que vem apoiando as iniciativas de programação competitiva na instituição.


Destaque dos alunos!

As equipes medalhistas demonstraram um excelente desempenho técnico, e agora se preparam para participar da fase regional da Maratona de Programação da SBC, com olhos voltados à etapa nacional - um dos eventos mais relevantes da programação competitiva no Brasil.

Para Leandro Elias Fontes Carrijo, da equipe campeã “Inimigos do Tata”, a conquista foi marcante. “Foi muito especial levar o ouro pra casa, ainda mais com a dobradinha da UFU no pódio”, afirmou. Para Leandro, esse é só o começo: “Temos potencial para colocar a UFU no cenário mundial em pouco tempo.”.

O bom desempenho se repetiu em outras equipes da UFU, que também conquistaram destaque na competição. Guilherme Cabral de Menezes, integrante da “Amigos do Tata”, celebrou o resultado com orgulho. “Ficar em segundo lugar em uma competição tão disputada, com times fortes como os da UFMG e UFV, foi muito significativo para nós”, contou. Para ele, o resultado é reflexo do esforço coletivo e da dedicação aos treinos. “Sabemos que ainda temos muito a melhorar, e é com esse foco que vamos seguir nos preparando para os próximos desafios. Esse foi só mais um passo em direção a algo maior.”

A conquista do time “Tatazinhas” também marcou um avanço importante na representatividade feminina na competição. Para Kamily Cristina de Oliveira Gomes, a experiência foi inesquecível: “Fizemos história. Foi a primeira vez, em 12 anos de competição, que meninas subiram ao pódio no ranking geral.” A estudante destaca a importância do trabalho em equipe e o impacto da conquista: “Voltei do evento não apenas com medalhas, mas com mais confiança, novas amizades e vontade de continuar crescendo na programação competitiva.” Já Isabela Cunha Silva ressaltou a força coletiva e o crescimento da presença feminina no evento: “Foi muito legal ver que o ambiente não tinha só homens. A gente percebe que o número de meninas está aumentando, e isso mostra que a UFU tem potencial para conquistar ainda mais, não só na categoria feminina, mas no ranking geral.”

A conquista reforça o papel da UFU como um núcleo de excelência na área da Computação em Minas Gerais.

 

Time "Inimigos do Tata"; 2º lugar no ranking geral - Medalha de Ouro.

 

Time "Amigos do Tata"; 3º lugar no ranking geral - Medalha de Ouro.

 

 

Time "Tatazinhas"; 1º lugar no ranking geral - Medalha de Ouro, 10º lugar no ranking geral - Medalha de Bronze.