Acontece

Alunos da FACOM UFU Tornam-se Instrutores em Inteligência Artificial Avançada

por Sistemas de Informação - Monte Carmelo
Publicado: 06/06/2025 - 11:15
Última modificação: 13/06/2025 - 10:41

Uma parceria entre a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (FACOM-UFU) e a empresa NeoSpace, com apoio do UberHub Code, está levando alunos da graduação a uma experiência diferente da sala de aula tradicional: tornar-se instrutor em um curso de criação de Inteligência Artificial Avançado para estudantes do ensino médio da rede pública. É a máxima de "quem ensina aprende em dobro".

Ao invés de apenas aprender, os alunos da FACOM estão na linha de frente do ensino. Eles são responsáveis por apresentar o conteúdo, tirar dúvidas e propor desafios práticos para os participantes.

“Tem sido uma chance incrível de explorar aspectos que eu não conhecia em mim, como liderança e organização”, conta Murilo de Melo, um dos coordenadores do projeto. “A responsabilidade ao interagir com alunos, professores e pais é grande, mas ver tudo acontecendo e saber que estamos ensinando IA a quem nunca teria acesso é muito gratificante.”

As aulas do primeiro módulo, para 80 alunos, começaram dia 17/Maio e vão até 14/Junho. Eles têm entre 15 e 18 anos e, em sua maioria, nunca tiveram contato com programação ou conceitos de Inteligência Artificial. Para muitos, é a primeira vez em que se veem como protagonistas em um campo da tecnologia que está moldando o futuro.

O projeto termina com uma maratona prática de IA, onde os alunos poderão aplicar o que aprenderam de forma criativa. Além do aprendizado técnico, o objetivo é ampliar horizontes e mostrar que a tecnologia pode ser acessível a todos independentemente de onde se venha.

A parceria com a NeoSpace foi essencial para viabilizar o projeto, oferecendo suporte técnico e estrutura para as atividades. Já os alunos da FACOM-UFU, com dedicação e entusiasmo, têm sido o motor do sucesso dessa iniciativa.

A longo prazo, a expectativa é que iniciativas como essa contribuam para consolidar Uberlândia como um polo de referência em Inteligência Artificial no Brasil. Mais do que formar desenvolvedores capazes de criar IAs, o projeto quer formar multiplicadores do conhecimento e inspirar novos caminhos, para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região e do Brasil.