Acontece

Estudantes do curso de Sistemas da Informação da UFU compõe o grupo que venceu a categoria mais disputada da maratona de programação da NASA

por Sistemas de Informação - Monte Carmelo
Publicado: 10/02/2025 - 17:13
Última modificação: 10/02/2025 - 17:13

Uma equipe de seis estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistou o prêmio de "Melhor Uso da Tecnologia" na Nasa Space Apps Challenge 2024, a maior maratona de programação do mundo. O evento, que durou 48 horas, reuniu 93.520 participantes globais e desafia os competidores a criar soluções inovadoras utilizando dados abertos da NASA e seus parceiros.

O time da UFU, formado pelos alunos Gabriel Ribeiro Filice Chayb (FACOM/BSI), Larissa Borges de Mello, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Gustavo Antonio Teixeira da Matos (FACOM/BSI) e os ex-alunos Gustavo Ferreira Tavares e Alailton José Alves Junior, desenvolveu o projeto "42 Quake Heroes". A solução consiste em uma inteligência artificial capaz de identificar terremotos na Lua e em Marte, aliada a uma plataforma online para visualização desses eventos sísmicos.

O projeto, criado em apenas dois dias (5 e 6 de outubro de 2024), garantiu à equipe o título mais cobiçado da competição, marcando a primeira vez que um grupo da América do Sul conquista o prêmio de "Melhor Uso da Tecnologia". A vitória destaca não apenas a inovação tecnológica, mas também o talento e a dedicação dos estudantes. A comunidade da FACOM parabeniza a todos os alunos pelo brilhante projeto!