Professor da FACOM recebe prêmio e menções honrosas em simpósios brasileiros

por Sistemas de Informação - Monte Carmelo
Publicado: 13/10/2022 - 10:40
Última modificação: 26/10/2022 - 07:46

O professor Dr. Silvio Ereno Quincozes (FACOM - Monte Carmelo) recebeu três prêmios em simpósios nacionais: menção honrosa em dois trabalhos, um publicado no XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2022) e outro no XXII Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2022), e prêmio de melhor tese de doutorado no concurso de teses e dissertações do SBSeg 2022.

O SBSeg é considerado o principal evento da área da segurança de informação do país. Na edição de 2022, o simpósio aconteceu na cidade de Santa Maria - RS entre 12 a 15 de Setembro. Ao todo, foram apresentados e publicados três trabalhos de autoria do pesquisador da FACOM nesta edição do SBSeg, sendo dois deles premiados.

O trabalho premiado com menção honrosa na trilha principal do SBSeg 2022 foi fruto de uma parceria do pesquisador da FACOM/UFU com pesquisadores das universidades UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Tal trabalho é intitulado “BG-IDPS: Detecção e Prevenção de Intrusões em Tempo Real em Switches eBPF com o Filtro de Pacotes Berkeley e a Metaheurística GRASP-FS” e é de autoria de Diego Carvalho (UFSM), Vagner E. Quincozes (UNIPAMPA), Silvio E. Quincozes (FACOM/UFU), Juliano Kazienko (CTSM/UFSM) e Carlos Raniery (UFSM).

A tese de doutorado de Silvio foi premiada no Concurso de Teses e Dissertações (CTDSeg), que é um evento satélite do SBSeg. O artigo que concorreu o prêmio representa um resumo da tese completa e é fruto de uma parceria nacional e internacional com as instituições Universidade Federal Fluminense (UFF) e University of Pittsburgh (Pitt), onde Silvio realizou seu doutorado sanduíche nos Estados Unidos. O artigo se intitula “ERENO: An Extensible Tool For Generating Realistic IEC-61850 Intrusion Detection Datasets” e é de autoria de Silvio Quincozes (FACOM/UFU), Diego Passos (Universidade Federal Fluminense - UFF), Celio Albuquerque (UFF) e Daniel Mossé (University of Pittsburgh - USA).

Já no SBSI, que é um importante evento nacional da área de Sistemas de Informação que aconteceu entre 16 e 19 de maio de 2022 na cidade de Curitiba-PR, foram apresentados e publicados dois trabalhos. Dentre os trabalhos publicados, um deles recebeu menção honrosa, o qual é intitulado “A Mobile Application for on-Demand Scheduling of Health Services” e é de autoria de Vagner E. Quincozes (UNIPAMPA), Silvio E. Quincozes (FACOM/UFU), Diego Kreutz (UNIPAMPA), Rodrigo B. Mansilha (UNIPAMPA) e Juliano F. Kazienko. Portanto, este também é um resultado de colaboração entre múltiplas instituições públicas do país.