UFU e Programa de Bolsas de Pesquisa do Google

Publicado: 18/12/2018 - 08:48
Última modificação: 31/05/2019 - 15:24

UFU é destaque entre os premiados do Programa de Bolsas de Pesquisa do Google

Nesta quarta-feira (03/08/2016), o Google anunciou os vencedores da terceira edição do Programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina. A divulgação aconteceu no Centro de Engenharia da empresa, em Belo Horizonte. Dos 24 projetos premiados, 17 são brasileiros; entre eles, um é da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O trabalho do estudante Adriano Mendonça Rocha busca aproveitar o conteúdo de sites de perguntas e respostas para produzir automaticamente um tutorial para os desenvolvedores de software. Segundo o orientador da tese e docente da Faculdade de Computação da UFU, Marcelo de Almeida Maia, os tutoriais conseguem resumir de forma objetiva a avalanche de informação quem existem em sites de perguntas e resposta e conseguem inclusive ter diferenciais em relação à documentação tradicional das tecnologias de desenvolvimento de software por possuir uma maior variedade de exemplos didáticos.

Durante um ano, os professores e estudantes de pós-graduação selecionados receberão bolsas de estudo mensais para conduzir as pesquisas em áreas relacionadas à Ciência da Computação. Para o professor, além do suporte financeiro, a premiação também traz outras vantagens. "A divulgação e a visibilidade são importantes. Se uma empresa como Google aposta no projeto, isso funciona como um selo de qualidade na pesquisa, além de poder atrair novas fontes de recurso", destaca.

Essa edição recebeu 473 inscrições de 13 países diferentes, sendo um recorde do programa. Além do Brasil, Chile e México tiveram dois vencedores cada; Argentina, Colômbia e Peru foram premiados com um projeto. "Os projetos ganhadores se destacam em termos de impacto, originalidade e qualidade, e estão dentro das áreas-chave de interesse do Google", disse o diretor de engenharia da empresa no Brasil, Berthier Ribeiro-Neto, que coordenou a seleção dos projetos.

Para mais informações, contate:

E-mail: secretaria.facom@ufu.br

Tópicos: