Acontece

Computação da UFU conquista medalhas de prata e ouro na Maratona Mineira de Programação da SBC

FACOM/UFU conquista medalhas
por Faculdade de Computação
Publicado: 11/06/2022 - 12:37
Última modificação: 11/06/2022 - 12:46

Nos dias 27 e 28 de Maio de 2022 foi realizada a IX Maratona Mineira de Programação.

Este é o principal campeonato estadual de programação universitária realizado pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e possui objetivo de difusão de conhecimento tecnológico com impacto na inovação no estado e fortalecer Minas Gerais e seu potencial como uma das principais referências de inovação no país, através do desenvolvimento de talentos de alto desempenho, na área tecnológica.

A premiação da Maratona Mineira de Programação (MMP) segue as regras da Maratona SBC de Programação Nacional e do campeonato mundial de programação universitária (ICPC - International Collegiate Programming Contest), com medalha de ouro do 1⁰ ao 4⁰; prata do 5⁰ ao 8⁰; e; bronze do 9⁰ ao 12⁰.

Estiveram presentes os 156 melhores programadores universitários de todas as regiões do estado de Minas Gerais e, a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (FACOM/UFU), além de conquistar medalhas de prata e ouro, foi a campeã do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Participaram instituições de ensino superior de todas regiões do estado, distribuídas em: Central/Centro Oeste, Leste, Norte, Sul, Triângulo/Alto Paranaíba e Zona da Mata.

Os campeões regionais foram:

• Central/Centro Oeste: UFMG
  • Leste: UNIFEI-Itabira
  • Norte: UNIMONTES
  • Sul: INATEL
  • Triângulo/Alto Paranaíba: UFU
  • Zona da Mata: UFV

Em sua fase final, a competição teve a presença de diversas instituições de ensino superior, dentre estas, CEFET-MG/Belo Horizonte, CEFET-MG/Divinópolis, CEFET-MG/Leopoldina, CEFET-MG/Timóteo, IFMG/Ouro Branco, IFSUDESTEMG/Manhuaçu, IFSULDEMINAS/Muzambinho, IFTM/Ituiutaba, IFTM/Uberaba, INATEL/Santa Rita do Sapucaí, UFMG/Belo Horizonte, UFSJ/Alto Paraopeba, UFU/Uberlândia, UFV/Florestal, UFV/Viçosa, UNIFAGOC/Ubá, UNIFAL/Alfenas, UNIFEI/Itabira, UNIFEI/Itajubá e UNIMONTES/Montes Claros.

"Vai na sort()", time da UFU composto por Mateus Oliveira Lemos, Pedro Diogo Machado e Thiago Mota Carvalho, conquistou medalha de prata com a 7ª colocação e o time "Pinguins de Madagascar", formado por Amauri Pietropaolo Tavares Junior, Guilherme Cabral de Menezes e Marcos Felipe Belisário Costa, alcançaram o tão almejado ouro, com a 4ª colocação.

O time "O(s) Brabos", integrado por Felipe Augusto Nunes Cintra, Lucas Gabriel Teodoro Araújo e Matheus Costa Monteiro recebeu medalha de honra ao mérito por desempenho regional, com a 18ª colocação e o time "Fênix", formado por alunos do ensino médio de projeto de extensão da FACOM/UFU, participou sem competir, como CCL (Café com Leite), pois apenas alunos do ensino superior podem disputar. Caso estivessem competindo, os alunos Carlos Cabral de Menezes Filho, Heitor Raimundo Domingues Pereira do Prado e Isabela Cunha Silva teriam conquistado medalha de bronze. Este é um feito impressionante, dado que estão no ensino médio e a Maratona Mineira reúne os melhores programadores universitários do estado.

Os treinadores (coaches) dos times da FACOM/UFU foram Giullia Rodrigues de Menezes, aluna do PPGCO-UFU (Programa de Pós-Graduação em Computação da UFU) e os professores Luiz Cláudio Theodoro e João Henrique de Souza Pereira.

No resultado geral, a UFU ficou em 2⁰ lugar no rank do estado de Minas Gerais.

Este é o resultado da enorme dedicação e foco dos alunos nos estudos na área de programação de computadores, e a busca constante de melhorar o sistema de ensino e a educação no país!

Parabéns a todos envolvidos pelo gigante resultado e conquista!